Aprenda o português do Brasil!

Atividades em português.
Activities in Portuguese.

03 May 2012

Verbos e preposições


Alguns verbos e as preposições usadas:
 beginner level

Ser de (origem): Patt é da Tailândia.

Gostar de: Vocês gostam muito de comer, hein?

Pensar em: Claudio diz que não para de pensar na namorada.

Agradecer por: Eu agradeço por sua ajuda.        * Obrigado(a) por*

Precisar de: Acho que você precisa de mais paciência.

Obedecer a: Ele não obedece aos pais.

Começar a : Vamos começar a construir nossa casa.

Confiar em: Eu não confio nele.

Apaixonar-se por: Cuidado para você não se apaixonar por ele!

Verbo
Preposição
Exemplo
Estar
com
Eu estou com fome.
em
Marina está em casa.
Morar
com
Nós moramos com outros amigos.
em
Carlos mora na rua 34.
Trabalhar
em
Você trabalha no restaurante?
para
Eu trabalho para a Phillips.
Viajar
de
Quero viajar de avião.
para
Viajaram para Paris.
Falar
com
Posso falar com você?
de
Não quero que falem de mim.
Lutar
contra
Jorge luta contra a violência.
por
Nós lutamos pela paz.
Ir
a
Nós vamos à praia no feriado.
com
Vamos caminhar com os cachorros.
de
Você vai de trem?
para
Joana vai para o Brasil amanhã.


Complete as frases com a preposição adequada:

a) Eles moram _________ Rua Dias Ferreira.
b) Eles obedeciam ________ estatutos?
c)  Estou  pensando ________ abrir um novo negócio.
d)  Vamos falar ________ o diretor sobre o problema.
e) Sempre viajo _________ ônibus.
f) Elas gostam _________ balé clássico.
g) Obrigada __________ me  ouvir com paciência.
h) Vocês vão _________ Rio de Janeiro?
i) Lutamos  _________ todo tipo de abuso de poder.
j)  Eu estou _________ saudade deles.
k) Ana confia _________ marido dela.

7 comments:

  1. Ola!
    Sou professo de portugues e atualmente moro em Miami. Dou aulas de portugues para esctrangeiros aqui e adorei seu blog. parabens!

    ReplyDelete
  2. Oi Débora!
    Muito bom o seu blog.
    Tenho uma dúvida em relaçao ao morar em... Por exemplo: por que dizemos "Joana mora em Salvador ou em Santa Catarina ou em Curitiba" e outras vezes dizemos "Joana mora no Rio de Janeiro ou no Paraná"?.

    Obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi.
      Quando falamos de cidades, usamos Em e De.
      Quando falamos de estados a preposição pode variar.

      Delete
    2. Olá! As palavras "no" e "na" são a junção de "em+o" e "em+a" respectivamente. Salvador e Santa Catarina não possuem artigos, portanto usamos apenas "moro em". Já o Rio de Janeiro e o Paraná possuem o artigo "o". Assim, fica moro no (em+o) Paraná e no (em+o) Rio de Janeiro. Outro exemplo poderia ser Portugal e Brasil. Moro em Portugal / Moro no Brasil. Portugal não possui artigo, enquanto Brasil é "o Brasil". Espero ter ajudado ;-)

      Delete
  3. Olá,
    Moro na França e estou aprendendo francês em um curso. Porém, consegui uma pessoa para fazer uma troca: ela, francesa, me ensina o francês e eu, brasileira, ensino a ela o português. Ela fala muito pouco o português, assim como eu o francês. Teria uma dica por onde começar?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi!
      Me escreva no email: portuguesparaestrangeiros@yahoo.com.br.

      Delete
  4. Agradeço pela postagem, era o que eu estava precisando. Obrigada e parabéns pelo blog!

    ReplyDelete